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Fãs nas redes sociais. Para que serve?

Qual a importância de ter fãs nas redes sociais? Alguns gostam, dizem que é importante, outros não. Mas então, para que serve?Pesquisamos qual o impacto que os fãs das redes sociais têm sobre uma marca. Começamos com ‘o que mais chama a sua atenção, quando acessa uma página? ’.

Em primeiro lugar, ficou ‘Os elogios na fan page’, em segundo: ‘A imagem de capa ’, em terceiro: ‘As postagens’, e em quarto: “O número de fãs”.

O número de fãs, ajuda muito mais, quando a empresa ainda não é muito conhecida, dando assim, uma credibilidade maior ao cliente, que poderá ver que mesmo não conhecendo a empresa, se muitas pessoas curtem o trabalho dela, então, ela é de confiança!

Abaixo, leia a tradução do texto: “Aegis Media Probes the Influence of Facebook” que prova a importância dos ‘fãs’ nas redes sociais do facebook:

No Social Media Week de Londres, Aegis Media provou cientificamente o poder do Curtir do Facebook em um novo estudo conduzido em parceria com a Universidade Cambridge.  Quanto mais fãs uma empresa tem, melhor ela é avaliada. Mas, segundo a Aegis, não se trata apenas de um jogo de números – Marcas e agências ainda precisam se preocupar com o que acontece quando você consegue os fãs errados na sua página. Para o estudo, uma equipe liderada por James Caig, Head de estratégias digitais na Isobar, criou uma marca falsa a Ashwood Móveis, que possui 150 anos de mercado e está realizando uma expansão para os EUA. Grupos de respondentes foram apresentados à fan page da empresa falsa. Todos viram exatamente a mesma página, exceto o número de fãs na página, o qual variou entre dois e dois milhões. A Aegis identificou, sem muita surpresa, que quanto mais fãs uma página possui, melhor ela é avaliada em termos de interesse, confiança, consideração, recomendação e importância. Quanto mais os fãs aumentavam, aumentava também a percepção sobre o valor dos produtos oferecidos pela empresa.

Segundo Caig, “O valor dos fãs e sua capacidade de influência de outros. Esses tipos de pistas inconscientes podem ser usadas para causar um bom efeito, e o senso de popularidade exercidas são muito interessantes, de diversas formas”. Caig citou o case da C&A, que inseriu o número de curtir de peças de roupas nos cabides das lojas.

Entretanto, parece haver alguma relação estranha com o número de fãs – o efeito positivo dos números sumiu quando a página atingiu 200 mil fãs. Diferenças de gênero também foram percebidas, tendo as mulheres mais respostas positivas do que os homens de modo geral. Além disso, usuários mais frequentes do Facebook parecem ser mais influenciados pelo número de fãs do que aqueles que não são tão conectados. Estes fatores, segundo Caig, aumentam a possibilidade de segmentações mais avançadas. Depois de demonstrar a importância dos fãs, o painel também discutiu os perigos dos fãs errados (o que eu chamo de fãs vazios). Ed Hartingan, Head de Social na iProspect, disse: “Nós estamos trabalhando com alguns clientes, tentando desfazer os erros causados pelo tipo errado de fãs, onde todos estavam recrutando jovens da Indonésia para curtir páginas a um preço muito baixo.

Caig concordou, “Você tem que se proteger contra a popularidade falsa. Como as pessoas na pesquisa, marcas não estão imunes do efeito manada – uma série de páginas acumulou muitos fãs rapidamente. Agora, eles estão dando um passo atrás e se perguntando “porque estamos no Facebook? O que faremos a seguir?”. Richard Morris, Diretor Geral da Vizeum, afirma que “este estudo mostra o poder relativo dos números. Nós precisamos olhar para as implicações disso – Nós estamos realmente vendo isso (o Facebook) como uma indústria?

Caig concluiu, “Esta pesquisa oferece precedentes. Ela levanta uma série de questões – o que aconteceria com uma marca real? O que isso significa para públicos diferentes? Intenção de compra se traduzirá em conversão?

Então, ganhe fãs de qualidade, mas mantenha sempre o atrativo. Não esqueça que o fã que se juntou a sua página, pode mudar de ideia ao perceber que o conteúdo da página não muda, ou não tem coerência.

Pense sempre: mais fãs? Claro! Mas, fãs de qualidade e interessados no que oferecemos. Lembre-se que o Facebook não é uma gincana, para brincar de ganhar fãs em menos tempo! Cuide dos seus fãs, trate-os bem!

 

 

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