280711_atendimento_publicitario

10 Dicas para Ser um Bom Publicitário

Ser publicitário é diferente de ser um bom publicitário, e para isso devemos sempre ir além e quebrar todos os paradigmas possíveis. Um bom publicitário vai atrás da informação, se mantém atualizado e nunca espera a hora certa, pois ele vai atrás da hora certa. O texto a seguir apresenta 10 dicas que mostrarão como ser um bom publicitário e não um simples publicitário, basta querer.

1.    Aceita esta profissão como sua/seu legítima (o) esposa (o)?

A primeira coisa que um publicitário precisa saber é se realmente escolheu a profissão certa, pois não adiantaria muito continuar nisso, até porque tudo tende a dar errado quando não estamos no caminho certo, né?! A escolha da sua profissão é como um casamento, precisamos ter certeza absoluta e tudo irá girar em torno disso. Neste momento tem uma promessa feita consigo mesmo e precisa amar a sua profissão e não se separar dela até que a marte os separe.

2.    Leia! Mas leia muito!

A leitura sempre foi e sempre será fundamental para qualquer pessoa no mundo, não apenas para os publicitários. Ler faz com que tenhamos a percepção de um mundo novo e nos faz acreditar que não existe a linha do horizonte. A leitura é importante na vida de um publicitário, pois é por meio dela que adquirimos conhecimento.  Neste caso não nos limitamos à leitura apenas de livros com assuntos relacionados à publicidade, mas todo o tipo de leitura, desde quadrinhos a contos como Senhor dos Anéis. Lembre-se, a leitura é importante demais para nós.

3.    Se atualize!

Um bom publicitário precisa manter-se atualizado o tempo todo. Ele precisa saber o que acontece no mundo, como está anda a economia do país, o que acontece do outro lado do mundo ou até mesmo assistir A Praça é Nossa se for o caso, mas o importante é manter-se atualizado. A internet não foi feita apenas para acessarmos o Google, ler o Wikipédia e responder nossos amigos no Facebook, ela também foi feita para atualizar as pessoas sobre os acontecimentos e nada como a internet para trazer informações de última hora sobre tudo o que acontece no mundo.

4.    Ouça.

Seja um bom ouvinte! Sugerir novas ideias é legal, mas ouvir os colegas é melhor ainda. É por meio da troca de informação que temos ideias melhores ainda e a colaboração faz com que os objetivos do briefing sejam atingidos e com profissionalismo. O brainstorm é o momento ideal para ouvir e ser ouvido. Aproveite!

5.    Faça! Não pense.

Existem algumas palavras que um bom publicitário deve esquecer, só no momento certo deve usá-la, ainda sim evitar a sua utilização: “talvez”, “eu acho”, “pensando em fazer”, “quem sabe”, “pode dar certo” e palavras do gênero. Esqueça tudo isso! Ser pessimista não é o segredo de um bom publicitário, então risque essas palavras de suas frases e verão que seus projetos, ideias e objetivos irão dar certo sem sombra de dúvida. Pensa nas seguintes letras: “PMA” (Positive Mental Attitude) e “DIY” (Do it Yourself – Faça você mesmo), faça esse teste.

6.    Anote as suas ideias

Pode parecer brincadeira, mas ande sempre com uma caneta no bolso e um pedaço de papel, boas ideias sempre vem em momentos que nunca esperamos. Sim, estamos no século XXI, então pegue o seu smartphone e anote as ideias sempre que surgirem. No momento podem ser ideias que não fazem sentido, mas acredite, um dia farão todo sentido quando anotadas. Valorize todas as suas ideias, não descarte nenhuma delas, pois uma ideia descartada pode ser a campanha publicitária que venderia milhões àquela empresa. Valorize sempre as suas ideias.

7.    Reserve um tempo para o truco

Escolhemos uma profissão que faz com que o nosso dia tenha 48 horas, mesmo sabendo que o mundo gira em apenas 24h. Trabalhar demais não dará satisfação total à sua profissão, apenas estresse e complicações. Tente dormir pelo menos 03 horas por noite (melhor que 2 horas por noite) e reserve um dia da semana para descansar, curtir com os amigos, ir ao um show, jogar truco e gritar de propósito, ou até dar uns beijos na namorada (o), isso faz bem pra vida de um bom publicitário, afinal, somos seres humanos ainda, né?!

8.    Trabalho em Equipe

Desde quando entramos na faculdade de Comunicação Social trabalhamos em equipe e, cá entre nós, sabemos o quanto é estressante em certos momentos, mas no final de tudo temos que agradecer, pois esta equipe está sempre unida e pronta para trabalhar. Vivemos em um mundo com 7 bilhões de pessoas e cada pessoa tem a sua personalidade, se conseguimos nos adaptar ao mundo tão cheio de gente e ainda levar a mensagem para tantas pessoas, conseguimos trabalhar em equipe, sem contar que, nós, publicitários, amamos estar em equipe e conversar o tempo todo, não é mesmo?!

 9.    Estude!

Sim, uma única palavra pode dizer tudo que um bom publicitário precisa saber. Estude sempre, mesmo após terminar a faculdade, faça uma pós, se especialize em algo, se achar que pode ir além, faça um mestrado, um doutorado, se achar que pode ir mais além, faça cursos, aprenda outras línguas, viaje o mundo, mas o mais importante é sempre estudar, pois o estudo é a base de todo o conhecimento que temos e a partir dele compartilhamos com quem quer aprender e assim mantemos o ciclo sem fim. Isso vai especialmente para quem ainda é aluno, uma hora vai ficar chato e irá bater uma vontade de desistir, mas é só fase, no final verá como tudo valeu a pena.

10.  Ame a profissão que escolheu

Ser um simples publicitário é fácil, qualquer um consegue, mas um bom publicitário? Seja confiante em tudo que faz, acredite principalmente, não desista jamais, busque aquilo que quer, faça amizades, construa um networking, ame seus clientes e a empresa em que trabalha, sendo ela uma agência ou não. Um bom publicitário não precisa ir à Cannes concorrer prêmios por boas criações publicitárias, um bom publicitário ama a profissão que escolheu e fará com amor e dedicação em qualquer empresa que trabalhar.

São algumas dicas para você que é aluno, formado ou que acha que pode ir além. Acredite em você mesmo e não esqueça estas dicas não te farão um bom publicitário, apenas você.

 

Comentário (1)

Deixe uma resposta para thiago tonézi - Cancel reply

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>