publicidade e marketing direto

Saiba o que uma agência de publicidade e marketing direto pode fazer por sua empresa.

Em primeiro lugar, a base de qualquer negócio é a comunicação entre as partes. Se o seu cliente não sabe que seu produto ou serviço existe, quais qualidades ele tem e o que o diferencia de outras opções no mercado, a compra não se efetivará. Dai do dito popular “A propaganda é a alma do negócio”.

Propaganda e publicidade são palavras usadas como sinônimo no dia-a-dia, referindo-se a divulgação da imagem da empresa e de seus produtos e serviços através dos meios de comunicação disponíveis. A propaganda comunica aos potenciais clientes do anunciante – seu público alvo – que seu produto ou serviço é uma opção a ser considerada dentre as existentes no mercado. Ela mostra os benefícios da marca, o que a diferencia de seus concorrentes e porque deve ser escolhida entre todas as outras. Pela propaganda se divulgam também os benefícios intangíveis que a marca traz, dos valores que propõe ou representa.

Mesmo quem acha que não faz propaganda, se está vendendo, alguma propaganda faz. Divulgação boca-a-boca pelos clientes, a placa na fachada, os produtos em destaque na vitrine, a apresentação feita por um vendedor, todas são formas de comunicação de que há algo a venda e que podem interessar a quem está procurando adquirir.

Se a propaganda é a difusão de ideias, o marketing direto é o diálogo. É a comunicação publicitária direcionada de forma a provocar uma resposta imediata e mensurável do público alvo, seja aumentando os clientes no ponto de venda, seja incentivando o contato para obter informações e abrir um relacionamento mais próximo com a empresa anunciante.

O diálogo conquista novos clientes e fideliza os existentes. O marketing direto nasceu nos Estados Unidos com catálogos para compras pelo correio e hoje dispõe de uma gama enorme de recursos em consonância com o avanço da tecnologia. Das fronteiras do Oeste Americano as fronteiras digitais sempre foi uma forma de comunicação social usada por companhias de todos os portes e se adequa bem a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras.

Como disse acima, toda empresa faz propaganda de alguma forma, mas nem sempre está consciente disto e muito menos planeja como fazê-lo. O que diferencia a propaganda feita espontaneamente da feita com o auxilio de uma agência é o planejamento, o direcionamento da comunicação para atingir objetivos claramente definido.

A partir do entendimento da sua necessidade, que começa por um levantamento chamado briefing, dependendo de sua necessidade, a agência vai criar desde a identidade corporativa de seu negócio – logotipo, papel timbrado, envelopes, folhetos (folders), catálogos, cartões de visita, etc – até campanhas completas. As campanhas são sustentadas por peças publicitárias de diversos tipos, como folders, totens, brindes, banners, anúncios para revistas, etc.

A propósito, faz parte do trabalho da agência decidir, com base no público alvo da campanha, qual a melhor maneira para que a mensagem chegue até ele, é o famoso planejamento de mídia.

As agências são empresas especializadas na arte e técnica da difusão de ideias, cabe-lhes estudar, conceber e executar da melhor forma possível à comunicação dirigida para um determinado fim. Seu produto final são ideias, transformadas em realidade com o auxilio de outras empresas especializadas. Materiais impressos são produzidos por gráficas, comerciais são produzidos em Produtoras e veiculados pelo rádio e pela televisão, empresas de comunicação gráfica produzem cartazes e banners.

Quando o trabalho da agência é feito desde o início, é possível atingir-se um nível muito bom de integração na comunicação da marca. É o chamado “branding”.

Desde o nome, passando pelo logotipo e pelas cores da empresa, sem esquecer a comunicação interna com os funcionários (endomarketing), até a veiculação de anúncios, todos passam e reforçam os mesmos valores. Forma-se uma personalidade para a empresa, em linha com a qualidade de seus produtos e serviços, que passa a identificá-la para seus clientes.

Em um mundo globalizado, onde podem contar-se nos dedos os negócios sem concorrência, o preço é importante, mas não é exclusivamente ele que determina o sucesso do negócio. Não é difícil lembrar-se o nome de empresas quebraram por basear sua diferenciação apenas no preço mais baixo.

O que se passa na cabeça do cliente é tão importante quanto o preço, lá está o que determina o ato final de compra. E o que está na cabeça do cliente depende fortemente de como sua empresa se comunica com ele, de qual personalidade ele vê em sua empresa e de quanto ele tem ou não afinidade com ela.

Exemplos podem ser encontrados em quaisquer setores da economia, desde a preferência por um hospital pela confiança que inspira até a escolha de uma roupa pela imagem de juventude e estar de bem com a vida que sua marca passa. Pense nas suas próprias decisões de compra e perceberá o quanto o faz pela personalidade das empresas e marcas envolvidas.

Enfim, respondendo a pergunta que motivou este texto, uma agência de publicidade e marketing direto serve para ajudar sua empresa a comunicar-se de forma mais efetiva com seu cliente.

Os serviços de uma agência não são caros quando pesada sua importância para a sobrevivência e o crescimento da empresa. Existem, inclusive, agências especializadas em trabalhar com o segmento de pequenas e médias empresas.

As agências geralmente cobram o trabalho de criação e recebem comissões, regulamentadas por lei, dos veículos de comunicação e de produção gráfica. Há também o modelo de remuneração por um pagamento mensal (FEE) associado a um contrato de serviço por períodos mais longos.

A contratação de uma agência é mais do que a contratação de serviços, é o estabelecimento de uma parceria. É através da sinergia entre as partes envolvidas – seu conhecimento de sua área de atuação e a consistência de seu negócio, somado ao conhecimento especializado da agência – que os melhores resultados serão atingidos. A agência lhe dará a melhor forma de tratar a comunicação, mas sem a sustentação de um bom produto ou serviço a ser vendido, não há milagres.

Aumento de vendas, clientes retornando para novos negócios, lucros crescentes e valorização dos ativos, serão a consequência de uma parceria bem sucedida.

Fonte: http://www.empresassa.com.br/2013/04/o-que-uma-agencia-de-publicidade-e.html

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