aprenda sobre negócios com essas dicas

Veja com essas 4 dicas se você entende de negócios.

Especialistas em empreendedorismo afirmam que uma pesquisa de mercado informal pode ser essencial para o desenvolvimento da ideia

Gaste pouco e coloque seu produto no mercado. Este é o conceito de lean startup, um conjunto de práticas que em que os empreendedores utilizam pouco capital e colocam o seu produto no mercado para teste. Esta é a fórmula mais usada hoje para testar produtos e ideias.

Para Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo da FAAP, um dos principais erros que empresários cometem ao testar uma ideia de negócio é apostar todas as suas economias em algo e depois se sentir injustiçado porque ninguém quer investir na ideia. “A ideia principal do empreendedorismo não é conseguir todo o capital para montar o negócio de cara”, explica.

Por isso, ele afirma que é possível aplicar essa teoria em uma pequena empresa. “O primeiro passo é trabalhar essa ideia e estudar a viabilidade do negócio”, ensina José Eduardo Amato Balian, professor do curso de Administração da ESPM e responsável pela Incubadora de Negócios da ESPM. Além disso, conversar com outras pessoas sobre o assunto é essencial. Veja abaixo outras recomendações dos especialistas.

1. Não se limite ao plano inicial.

No começo de uma empresa, o grau de incerteza é alto. O importante é não se fechar para não perder oportunidades de negócios, pois você pode descobrir um nicho no mercado com alta demanda de consumidores. “Experimente um pouco de tudo no começo”, diz Hashimoto.

Aceitar críticas é outra maneira de desenvolver uma ideia. Ao ignorar feedbacks de terceiros e se apegar à ideia inicial, o empreendedor pode perder oportunidades de crescer e de oferecer algo melhor.

2. Invista em um protótipo.

No caso de startups, Hashimoto explica que é possível testar a aceitação da sua ideia gastando muito pouco. “Comece com uma coisa de cada vez, use uma plataforma gratuita e utilize as redes sociais para divulgar a marca”, ensina o professor.

“Teste é fundamental”, afirma Balian. Ao apresentar seu produto ou serviço para amigos e familiares, é possível aperfeiçoar a ideia com base nas reações deles. Essa pesquisa de mercado informal garantirá informações para ajustes que podem ser determinantes para o sucesso do empreendimento.

3. Atente-se aos detalhes.

Antes de produzir uma grande quantidade de produtos para vender, alguns aspectos devem ser avaliados. Quem são os principais fornecedores, quanto custa a matéria-prima, qual é o prazo de fabricação, como é a logística da distribuição e do recebimento do produto, entre outros. “Porque não adianta você produzir um grande lote e não vender nada”, alerta Balian.

O sucesso pode depender dessa pesquisa prévia. Em determinadas ocasiões, uma parceria custará menos e pode elevar a qualidade o produto ou o serviço da empresa.

4. Arrisque-se

Alguns erros podem custar muito caro para o empreendedor, por isso especialistas recomendam que eles deixem de lado alguns pressupostos ou achismos a respeito do mercado. Hashimoto também alerta que, em vez de se preocupar exclusivamente com o plano de negócios, é preciso ver quais os recursos que o empresário tem em mãos e investir com base nisto.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-dicas-para-testar-a-sua-ideia-de-negocio?page=2

Leave a Comment

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>