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Pagar pedágio ficou mais gostoso no Brasil!

Renata Cruz | Central de Fontes Comunicação | (GC)

As praças de pedágio do País se tornaram um veículo de marketing e comunicação importante para todas as empresas que queiram ter visibilidade e atrair o mercado consumidor. A Mídia em Foco – Inteligência Indoor, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de novas mídias, espaços publicitários indoor e ações promocionais, comprovou a eficiência do meio para impactar milhares de consumidores: 2010 teve um aumento de 60% nas atividades do tipo, e a empresa já tem ações programadas até o carnaval de 2011 nas mais importantes estradas brasileiras.

Como resultado das novas parcerias com as concessionárias das principais estradas do País, as campanhas realizadas em 2010, principalmente durante feriados prolongados e finais de semana, conseguiram impactar cerca de 6 milhões de pessoas, um número expressivo para ações de marketing de ativação. Para a Mídia em Foco, este tipo de ação representa 25% no faturamento da empresa, 60% de crescimento ao mesmo período no ano passado. As agências perceberam o sucesso que o novo nicho vem proporcionando à suas campanhas e já planejam novas ações.

“As empresas sabem que o verão é um período especial no Brasil, por conta das festas e também dos meses de férias”, explica André Bronstein, sócio-diretor da Mídia em Foco. “Por isso, é natural que o investimento nesse tipo de ação se intensifique nos próximos meses, especialmente porque é um canal muito eficiente e que atinge muitas pessoas em um curto espaço de tempo”, completa. Segundo o executivo, no inverno as ações em pedágios são intensificadas nas estradas que levam às serras, local de maior procura pelos turistas nos meses mais frios do ano.

Segmentada e assertiva

Diferenciada e extremamente segmentada, as ações são feitas geralmente com promotores uniformizados que distribuem amostras de produtos ou panfletos de algum serviço oferecido. Esse tipo de abordagem mostrou-se muito eficiente para se aproximar ainda mais do consumidor, que é impactado durante seu momento de lazer. “Para que a campanha tenha resultado hoje, é necessário que o produto chegue ao consumidor na hora certa”, salienta André Bronstein, argumentando: “Quando estão em seus momentos de lazer, as pessoas ficam mais relaxadas e mais abertas a novas idéias”.

A Mídia em Foco calcula que terá distribuído, em 2010, 6 milhões de amostras de diversos produtos – superando os 5,5 milhões anunciados a pouco mais de um mês – em ações por todo o Brasil – desses, 40%foram distribuídos em ações de pedágio. Até o final de outubro, foram contabilizados 2,5 milhões de amostras de produtos como café solúvel, sabão em pó, shampoo, desodorante, protetor solar, barras de cereal, entre outros. Todos foram distribuídos nos diversos canais de atuação da empresa, como pedágios, academias, salões de beleza e lojas de departamentos. Com os resultados do ano, a empresa prevê um crescimento de 120% em relação a 2009.

A distribuição de amostras, particularmente, tem um apelo ainda maior. Isso porque elas proporcionam ao consumidor a oportunidade de realizar uma espécie de test-drive com o produto, fazendo com que as pessoas comprovem a qualidade daquele artigo antes de comprá-lo. “Isso dá uma sensação de segurança, além, é claro, de levar a novidade até o consumidor sem que ele precise procurar por isso”, explica Bronstein. Para ele, nos dias de hoje, é preciso provocar a curiosidade para manter o cliente interessado. “Estar presente na vida das pessoas exige, cada vez mais, idéias inovadoras”, acredita. “É preciso ser criativo para explorar os diferentes canais de comunicação e, assim, convencer as pessoas a experimentar as novidades.”

Ações recentes em pedágios

Durante o feriado prolongado da Proclamação da República em São Paulo, duas ações foram realizadas, em parceria com as concessionárias Ecovias, Ecopista e Via Oeste. Entre os dias 12 e 15 de novembro, as cabines das rodovias Imigrantes (Piratininga), Anchieta (Riacho Grande), Ayrton Senna (Guararema e Itaqua) e Cônego Domenico Rangone (Santos) tiveram promotoras uniformizadas distribuindo amostras do biscoito Trakinas sem recheio nas versões chocolate, morango com leite e banana, juntamente com caixinhas do chiclete Trident de diversos sabores.

Criada pela agência OutPromo, a ação de Trakinas vigorou entre às 15:00 e 23:00, atingido assim o horário de maior movimento nas praças de pedágio. Foram distribuídos 170.000 amostras dos produtos, com 500 mil pessoas impactadas.

Também no dia 15 de novembro, outra ação foi pela Mídia em Foco – Inteligência Indoor. Dessa vez, os pedágios das rodovias PE. Manoel da Nóbrega (Santos), Imigrantes (Diadema) e Rodoanel (Cotia) contaram com promotoras uniformizadas distribuindo panfletos sobre os cursos de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá. A distribuição foi estrategicamente planejada para atingir as pessoas que moram próximas dos Campus de Cotia, Santo André e Jabaquara, e que se deslocaram para o feriado através dessas rodovias. Desenvolvida em conjunto com sua representante carioca e parceira, R.Santana, foram distribuídos 15 mil folhetos e 40 mil pessoas foram impactadas com a ação.

Sobre a Mídia em Foco – Inteligência Indoor

A Mídia em Foco – Inteligência Indoor é uma empresa que desenvolve e comercializa novas mídias, ações promocionais e espaços publicitários indoor. Dos sócios André Bronstein e Roger Grinblat, a empresa está no mercado desde 2002 e atua nacionalmente através de parcerias estratégicas que permitem a divulgação de marcas e produtos dentro de ambientes de segmentos variados. As ações desenvolvidas pela Mídia em Foco – Inteligência Indoor privilegiam abordagens criativas, segmentadas e com o objetivo de aproximar as marcas do público alvo.

A empresa oferece oportunidades exclusivas de veiculação em academias, salões de beleza, estacionamentos, estádios de futebol, faculdades, maternidades, parques de diversão, clubes, campos de golfe, lojas de grife, pedágios, bares, lan houses, livrarias e hotéis. Entre as possibilidades de mídia indoor estão a personalização de ambientes, ações de sampling, degustações, adesivagem de equipamentos e espelhos, digital signage, mobile marketing, spots em rádios, cotas de patrocínio, instalação de placas, displays, totens, wooblers banners e tags, uniformização de funcionários, floor door, revistas especializadas, ações promocionais, exposição de estandes, envio de mala direta e assinatura em peças publicitárias.

Na carteira de clientes estão marcas como Unilever, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Kimberly Clark, Nívea, Hypermarcas, JBS/Friboi, Cadbury Adams, AmBev, Nestlé, Pepsico, Coca-Cola, Nokia, Samsung, Nike, Puma, Honda, Suzuki, Kraft Foods, Bacardi, Nestlé, Gafisa, Cyrela, Even, Petrobras, Ministério das Cidades, Banco do Brasil, Natura, Línea, Café Pilão, HBO, entre outros.

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